Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O que significa ser um profissional inovador?

Publicado por:
20 mar

02.41

O mercado de trabalho tem exigido, cada vez mais, que os profissionais saiam do básico e desenvolvam novas ideias. Principalmente porque, hoje, a inovação é o diferencial que permite que as empresas possam sobreviver e chegar ao futuro. Mas como ser, de fato, um profissional inovador?

Em primeiro lugar é preciso perceber que inovação é diferente de invenção. Este segundo significa criar algo completamente novo, que não estava à disposição antes. Já inovar significa aperfeiçoar o que já existe, melhorar processos simples do dia a dia, criar uma nova forma de fazer determinado serviço, com mais rapidez e eficiência.
Porém, muitos profissionais ainda tendem a se apegar ao tradicional e não pensar de forma inovadora por resistirem e acharem que o novo trará grandes mudanças. Já outras pessoas acham que precisam “inventar a roda” para serem inovadores. Pelo contrário. A inovação pode ser feita no dia a dia, em pequenas coisas.

Para ser um profissional inovador só é preciso ter uma mente inquieta e questionadora, estar sempre refletindo e pesquisando formas de fazer mais e melhor, principalmente aquilo que já é feito no “piloto automático”. É buscar constantemente soluções para os problemas que norteiam sua rotina, visando a melhoria dos processos da empresa como um todo. Trata-se de uma competência que pode e deve ser desenvolvida.

Já para o gestor que busca ter uma equipe inovadora, é preciso cuidado para não criar barreiras que inibam as novas ideias. É importante estar aberto para escutar, sem censurar, considerar as sugestões que são trazidas e entender que os erros irão acontecer, pois fazem parte do processo de criação e desenvolvimento.

Comentários

Deixe o seu comentário