Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como lidar com a diversidade de opiniões no ambiente de trabalho

Publicado por:
13 mar

9.51 (1)

Em determinados momentos da rotina de trabalho, o gestor lida com problemas de relacionamento na sua equipe, que podem ser causados por pontos de vista e posicionamentos diferentes, entre outros. Porém, omitir-se aos conflitos que acontecem internamente é um erro frequente entre os gestores, que parecem acreditar que o problema se resolverá sozinho ou que os conflitos diminuirão com o tempo.

Antes de tudo, é preciso entender que ter uma equipe com uma pluralidade de opiniões e pensamentos é algo positivo para a empresa, e saber aproveitar e conciliar as diferenças para obter melhores resultados é papel do gestor. Mas, quando essa diversidade de visões gera conflitos internos que não são tratados corretamente, o problema tende a aumentar e se tornar uma ameaça para o ambiente organizacional.

Além da omissão, outro equívoco é frequente no trato desses conflitos. Muitos gestores acreditam que substituir um dos protagonistas do problema é suficiente para resolver a questão, mas desligar um profissional não vai impedir que a divergência volte a acontecer em outro contexto ou envolvendo pessoas diferentes.

Nessas situações, o papel do gestor é de mediar o conflito, dando espaço para que os dois lados exponham seus pontos de vista e as diferenças sejam esclarecidas. É através do diálogo claro e transparente que se pode chegar a um acordo para a resolução do problema. E caso a situação chegue a um ponto extremo e insustentável, onde uma das partes não consiga superar o desentendido, e o desligamento acabe sendo a única solução viável, é preciso usar a experiência como lição para administrar conflitos futuros.

Em resumo, a administração de conflitos é responsabilidade indelegável do gestor, e é essencial para se trabalhar em equipe e atingir bons resultados.

Comentários

Deixe o seu comentário