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Saiba usar a pressão a seu favor

Publicado por:
06 mar

03.4

Trabalhar sob pressão faz parte do dia a dia de todo profissional que enfrenta um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Porém, muitas vezes, a pressão é percebida como algo essencialmente negativo, o que é um equívoco. Quando feita na medida certa, ela é necessária e pode até mesmo trabalhar a favor da produtividade.

Para gestores e profissionais, o segredo de saber aplicar ou lidar com a pressão é utilizá-la com equilíbrio para que ela trabalhe ao seu favor, e não contra. Isso porque em um ambiente de trabalho onde falta cobrança por resultados, prazos ou qualidade, também pode faltar engajamento da equipe por achar que não há estímulo à produtividade e que seu trabalho tanto faz acontecer ou não. Por outro lado, pressão demais pode gerar um sentimento de frustração, incompetência e insatisfação na equipe por não conseguir alcançar o padrão esperado. Afinal, uma rotina de trabalho que vai além do limite pode se tornar insuportável.

Para os profissionais que precisam encontrar o melhor caminho para lidar com a pressão, vale a dica: encare-a como uma oportunidade para se desenvolver tanto emocional quanto profissionalmente. Aproveite a pressão para entender o que precisa gerar de resultados, para garantir que vai cumprir suas entregas e para fugir da armadilha da acomodação, sem se deixar paralisar pelas exigências. E, principalmente, é preciso ter em mente que em empresas competitivas, que querem chegar ao futuro, ninguém estará livre da pressão.

Além de colocar em prática todas essas dicas, é importante focar naquilo que você consegue e se comprometeu a entregar. É que, muitas vezes, a maior pressão pode vir justamente do perfeccionismo ou, em outros casos, da dificuldade de negociar condições para que as entregas aconteçam com qualidade e no prazo.

Já o gestor precisa saber identificar até que ponto pode pressionar a equipe para garantir que os resultados sejam alcançados, sem esquecer da importância de reconhecer os avanços e o bom desempenho. Isso porque gerenciar pelo medo nunca será o melhor caminho. É essencial fazer com que a equipe tenha clareza das suas responsabilidades e do seu papel para que as engrenagens da empresa funcionem da melhor maneira.

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