Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

As lições da crise para os profissionais

Publicado por:
28 dez

05.3

Muito tem se falando sobre a retomada da economia brasileira após o pior da crise. O mercado está reaquecendo e isso impacta diretamente na dinâmica das empresas e dos profissionais. Mas algumas atitudes e ensinamentos que foram essenciais para a sobrevivência durante este período devem continuar valendo.

A primeira delas é a importância de ter uma reserva financeira. Muitos profissionais se depararam com cortes na remuneração e até com o desemprego sem ter nenhum dinheiro guardado para enfrentar a nova realidade. Por este motivo, as pessoas que antes não davam a devida importância ao planejamento financeiro tiveram que aprender a viver com menos e se adaptar às restrições orçamentárias. Hoje, no entanto, já sabem por que guardar dinheiro pode ser uma questão de sobrevivência no futuro.

Outro ponto de atenção foi o controle de gastos. Durante a crise, se fez mais do que necessário atentar para os custos e passar a gastar com mais responsabilidade, sempre planejando e analisando se a reserva financeira suportaria gastos maiores ou se seria o caso de adiar a decisão sobre a compra de um carro ou fazer uma viagem, por exemplo.

Com relação ao trabalho, a crise deixou ainda mais clara a importância de se manter competitivo, ampliando os conhecimentos, estando sempre atento às áreas de aprendizado e sendo flexível para assumir novas responsabilidades, já que a instabilidade levou muitas empresas a enxugarem suas equipes. Muitos profissionais que conseguiram se manter empregados tiveram que desempenhar novas funções e, com isso, as empresas perceberam que é possível fazer mais com menos. Neste sentido, talvez alguns postos de trabalho não sejam mais repostos mesmo com o mercado reaquecido.

Por fim, a necessidade de ser resiliente foi outra lição importante. Profissionais mais resistentes e com uma postura mais queixosa diante da realidade de mudanças tiveram grandes perdas. Para estes fica, talvez, a maior lição: é essencial valorizar o trabalho que se tem e dar o melhor de si, principalmente num momento de adversidade.