Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Conhecimento técnico X postura profissional

Publicado por:
14 dez

03.61

Quando se pensa em sucesso profissional, muitos ainda acham que apenas ter um currículo diferenciado é o suficiente. Investem tempo e dinheiro na formação acadêmica, acumulam uma boa bagagem profissional e pronto: acreditam estar garantidos no mercado de trabalho. Claro que tudo isso é muito importante e valioso na hora de conquistar uma vaga de trabalho ou uma posição de destaque na própria empresa, mas existe outro aspecto que, cada vez mais, tem feito a diferença na avaliação das empresas: a postura profissional.

Sim, todos sabem que iniciativa, proatividade, postura crítica e capacidade de resolução de problemas, por exemplo, são características bastante valorizadas no mercado de hoje. Mas para além delas, estão se diferenciando os profissionais que demonstram capacidade de se adaptar ao novo, solidariedade com os colegas e também aqueles, acreditem, que possuem disposição e bom humor para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Não é incomum encontramos gestores optando por este perfil de profissional mesmo quando estão diante de um currículo super especializado.

É importante compreender que não se trata de uma questão de atribuição de valor. O conhecimento técnico é fundamental e sem ele não se consegue desenvolver a atividade, ou no mínimo, o profissional terá bastante dificuldade. A questão é que pessoas com uma postura pouco empática com a empresa e colegas, excessivamente queixosa ou distantes, preocupadas apenas com o seu universo profissional, tem perdido espaço e, às vezes, nem mesmo os resultados positivos já conquistados têm sido motivo suficiente para mantê-los no quadro.

Portanto, se você se preocupa em mater-se competitivo no emprego ou pretende se diferenciar ao concorrer a uma vaga de trabalho, lembre-se de que postura profissional conta a seu favor.