Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Os jovens gestores e o desenvolvimento de equipes

Publicado por:
07 dez

10.0lideranca

Um dos grandes desafios dos jovens gestores é desenvolver suas equipes, tornando-as autossuficientes e preparadas para darem bons resultados. Porém, muitos profissionais que assumem cargos de liderança ainda esbarram no fantasma da insegurança e têm dificuldade com uma das principais práticas de gestão de pessoas: a delegação.

Principalmente entre os gestores mais jovens, percebe-se que ainda existe receio em desenvolver os profissionais da sua equipe, por medo que alguém se destaque demais e acabe ofuscando seu trabalho. Outro comportamento comum e na contramão do desenvolvimento da equipe é não querer delegar algumas atribuições que poderiam ser repassadas, seja pela dificuldade de abrir mão de atividades que gosta e estava acostumado a fazer, seja por dúvidas de que o resultado não seja o mesmo de quando ele mesmo fazia. Enfim, independente do motivo, delegação acaba sendo um “calo” nos sapatos dos gestores recém-promovidos.

No entanto, é preciso entender que ter uma equipe preparada e bem desenvolvida só traz ganhos e a delegação é uma prática essencial neste caminho. Delegar funções significa estimular a confiança da equipe, fazer com que ela se sinta responsável pelos processos e atividades e consiga desenvolver competências até mesmo para substituir seu gestor sempre que necessário.

Mas atenção: delegar não é uma tarefa fácil. Requer investimento de tempo, paciência e conhecimento da capacidade do outro. E, principalmente, exige acompanhamento e avaliação constantes. Afinal, delegar não é “delargar” as responsabilidades.

Em resumo, apesar de ser uma tarefa desafiadora, desenvolver pessoas praticando a delegação é um dos papeis principais de um gestor. É preciso ter confiança em si mesmo e administrar as inseguranças, lembrando sempre que lá no começo da sua carreira, alguém também acreditou e investiu tempo no seu desenvolvimento. Vale a pena retribuir essa atitude, fazendo com os outros o que fizeram com você.

Comentários

Deixe o seu comentário