Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O trabalho remoto e seus impactos

Publicado por:
28 nov

03.41

Com o avanço da internet, muitas empresas modificaram suas formas de trabalho e passaram a incentivar a prática do home office entre seus empregados. Com esse movimento, os profissionais tiveram a oportunidade de optar por estruturas mais flexíveis, trabalhar em cafés ou até mesmo em casa. Porém, essa é uma prática que pode trazer vantagens, mas também outros impactos que requerem atenção.

Entre as vantagens que tornaram o trabalho remoto tão visado pelas organizações e pelos profissionais nos últimos anos estão, sem dúvidas, a redução do tempo de deslocamento entre casa e escritório e a diminuição de custos das duas partes. Além disso, a flexibilidade de horários e a possibilidade de diversificar o ambiente no qual irão trabalhar deixa os empregados mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos.

Entretanto, várias empresas que antes apostaram nesse movimento estão começando a perceber alguns impactos negativos dessa dispersão geográfica da equipe optando, inclusive, por retomarem a concentração em escritórios físicos e/ou sedes.

A principal reclamação é que, com o isolamento social trazido pelo home office, os profissionais diminuíram a possibilidade de interação, o que prejudicou a troca de informações e o fluxo de ideias inovadoras que geralmente surgem nas conversas diárias que acontecem nos ambientes de trabalho. Outro impacto diz respeito à comunicação. Mesmo no mundo cada vez mais digital, com diferentes formas de se comunicar, ainda se identifica que é o fato de estar próximo, no mesmo ambiente físico, que permite uma comunicação com maior eficiência e evita lacunas de informação.

Em resumo, o home office, assim como tudo na vida, tem seus pontos positivos e negativos, e deve ser estudado e implantado com cuidado, encontrando o equilíbrio entre a colaboração remota e a conversa presencial. Até porque, nem todo mundo consegue se adequar a esse estilo de trabalho e isso também precisa ser levado em consideração.

Comentários

Deixe o seu comentário