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O desafio de trabalhar com atendimento ao cliente

Publicado por:
21 nov

03.7

Trabalhar com atendimento é sempre desafiador para o profissional, e um dos maiores desafios é saber escutar o que está sendo pedido. Por isso, é preciso ter atenção para minimizar os erros e mal-entendidos.

Entre os principais erros que acontecem nessa comunicação está o fato de que, muitas vezes, não escutamos com atenção porque supomos já saber o que o cliente vai falar, ou não escutamos porque já estamos raciocinando sobre como atender ou responder o pedido. Pode acontecer também de não escutarmos devidamente por acreditarmos que o cliente não poderá interferir ou contribuir com a nossa atividade. Afinal, os especialistas somos nós!

Enfim, são várias as situações que prejudicam o entendimento e que podem nos colocar em situações difíceis, já que quem está pagando quer receber exatamente aquilo que contratou. Por isso, é importante compreender o papel fundamental do cliente como parceiro no atendimento.

Nesse caminho, procure sempre ouvir com atenção e registrar o que está sendo solicitado. Devolva para o cliente esse registro como forma de confirmar se a compreensão do pedido foi adequada. E, por fim, combine como será a prestação de serviços, os prazos para realização e quais são os resultados esperados.

Em caso de erros, nunca omita. É importante informar ao cliente todos os acontecimentos com relação ao seu atendimento. E não comece uma disputa pelo certo ou errado. Focar na solução do problema é a melhor saída para garantir um relacionamento duradouro.

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