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Como lidar com colegas que reclamam de tudo

Publicado por:
02 nov

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Quem nunca conviveu com um colega de trabalho “reclamão”, aquele para quem nada está bom? Não há empresa que não tenha pelo menos um exemplar desse tipo de pessoa que coloca dificuldade em tudo e vive reclamando da vida. O problema é que esse colega pode acabar contaminando a rotina de todos ao seu redor, mesmo daqueles que estão empenhados em dar o melhor de si e em ver o lado bom das coisas. Por isso, é importante ficar atendo para não se deixar contaminar pela negatividade alheia.

Manter um bom clima organizacional é vital para qualquer empresa. Afinal, ele influencia a produtividade, as relações interpessoais, o nível de satisfação da equipe e afeta diretamente nos resultados. Contudo, a manutenção desse clima é um grande desafio, principalmente quando existe na equipe um profissional que vê dificuldade em tudo. Isso porque, invariavelmente, essa negatividade vai tornar a convivência do grupo mais difícil e as pessoas acabam tendo que escolher entre dois caminhos: ou se afastam para suportar melhor o dia a dia ou embarcam no mesmo clima. Para a empresa, nenhuma opção acima é saudável.

Por isso, é importante ficar atento para evitar cair em armadilhas. O primeiro passo é não se deixar contaminar e criar uma “barreira”, capaz de filtrar o que está sendo dito. Outra dica é não alimentar a negatividade do outro. Sempre que o colega vier reclamar, procurar desviar do assunto e não dar espaço para que ele alimente sua insatisfação. Tentar ajudar o colega a quebrar a rotina de queixas também pode ser uma boa alternativa, mostrando os pontos positivos que ele não consegue enxergar.

Mas caso o profissional entenda que a reclamação do colega é pertinente, vale a pena conversar e tentar ajudar de alguma forma na busca por uma resolução. O mesmo vale para o gestor. É preciso ter cuidado, pois até mesmo um profissional taxado de “reclamão” pode estar falando sobre algo importante e que pode ser vital para o bom desempenho da empresa. O aconselhável é nunca desconsiderar por completo o que está sendo dito, mesmo que a fonte não tenha uma boa “fama”.

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