Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Publicado por:
26 out

7.4estagio 1

Fui chamado para uma entrevista de emprego e preciso me sair bem. Como faço para me sair bem?

A entrevista de emprego é um momento crucial para conquistar a vaga desejada. É a hora de causar uma boa impressão, agora pessoalmente, para alguém que já demonstrou interesse na sua experiência profissional através do currículo. Portanto, é importante tomar alguns cuidados e se preparar bem.

O primeiro passo é caprichar na explanação da sua trajetória profissional, pensando em como torná-la mais atrativa e passando as informações com objetividade. Caso sinta necessidade de explicitar suas experiências desde o começo, seja sintético e foque naquelas que tenham maior relação com a vaga em questão. Organize previamente as ideias e treine a explanação das suas qualificações pessoais e acadêmicas. É interessante falar das suas qualidades fazendo ligação com oportunidade em questão. Nesta hora, é essencial que você seja sincero e fale somente das habilidades que realmente existem.

Cuidado também com seu nível de entusiasmo ao falar de si mesmo, para não parecer falso. Entretanto, falar com pouco entusiasmo também é um risco. Pode parecer falta de interesse ou não “conquistar” o interlocutor. A dica é ser franco e sincero quando for expor seus aspectos positivos e conquistas e, quando questionado, colocar suas dificuldades, porém, complementando com as estratégias que utiliza para lidar com elas.

Se já souber qual é a empresa contratante, faça uma pesquisa sobre ela antes da entrevista. Vale olhar o site da organização ou falar com colegas que estão trabalhando ou que já passaram por ela, por exemplo. Procure também saber como anda o mercado em que ela está inserida. Com isso você consegue demonstrar mais interesse e proatividade.

Atentar para o comportamento também é essencial e pode fazer a diferença, principalmente se for uma entrevista coletiva. Seja educado com o entrevistador e com os outros candidatos: nunca interrompa a fala de alguém, saiba ouvir com atenção e não fale em excesso. Seja objetivo e, principalmente, evite falar o que não foi perguntado diretamente a você. Ser comedido nas horas certas é uma virtude. Por último, a forma de cumprimentar o entrevistador que deve ser profissional e formal, mesmo que já o conheça. Mostrar intimidade demais pode demonstrar imaturidade. Seguindo essas dicas, você estará a um passo da contratação.

Comentários

Deixe o seu comentário