Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Preferência por trabalhar sozinho exige cuidados

Publicado por:
10 out

03.4

Pessoas mais introspectivas ou tímidas geralmente preferem atividades profissionais que exijam menos interação ao invés daquelas em que é preciso lidar diariamente com outras pessoas. Mas quais podem ser os impactos deste perfil profissional na realização das suas atribuições e na carreira?

É importante que o profissional entenda que fazer parte de uma empresa, independente da atividade que desempenhe, significa em algum momento ter que se relacionar com outros profissionais e outras áreas. Isso porque evitar esse contato pode acabar acentuando uma dificuldade muito comum àqueles que preferem trabalhar sozinhos: a pouca visão do todo, ou seja, do que está sendo realizado e produzido e de como o seu trabalho impacta ou pode ser impactado pelo grupo.

É claro que existem profissões onde a interação com outras pessoas é mais exigida, e outras em que trabalhar sozinho é mais “aceitável”. Uma pessoa da área de vendas, por exemplo, tem muito mais necessidade de se relacionar com os demais atores da organização do que alguém que desempenhe um trabalho de análise técnica. Mas mesmo os trabalhos mais técnicos também necessitam de interação; esta é uma maneira importante de manter a unidade enquanto grupo.

Outra questão que este profissional precisa ficar atento diz respeito à sobrecarga nas atividades que realiza, pois, em geral, evita compartilhar atividades e pedir ajuda, correndo o risco de acumular demandas e atrasar as entregas, prejudicando os resultados.

Infelizmente, o profissional mais introspectivo e tímido tende a ter mais dificuldade de se enquadrar no mercado de trabalho. Neste caminho, é importante que se mantenha a atenção e se identifique quando a falta de interação estiver atrapalhando sua carreira e suas demandas.

E lembre-se: quanto mais se cresce na carreira, mais a capacidade de relacionamento será exigida, portanto, tome cuidado para que esta dificuldade não acabe impactando na sua evolução profissional.