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Como lidar com a angústia diante das dificuldades no trabalho

Publicado por:
28 set

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No dia a dia de trabalho, não é raro o profissional se deparar com dificuldades na realização de suas atividades. Muitas vezes são situações desafiadoras capazes de tirar o profissional da sua zona de conforto. São esses momentos que podem provocar a sensação de angústia e saber lidar com este sentimento pode ser um diferencial.

Desafios e dificuldades são comuns na rotina corporativa. E quando o profissional recebe uma atividade que exige dele mais do que ele está acostumado a realizar ou quando se depara com problemas aparentemente insolúveis, é bastante natural que no primeiro momento o sentimento predominante seja o medo e a angústia de não conseguir corresponder às expectativas. Porém, nessas horas, é importante manter a calma e confiar na sua própria competência, afinal, se você está envolvido com a situação ou se é algo que se relaciona com suas atividades, é muito provável que seja mesmo você a pessoa com mais propriedade para discutir as alternativas e chegar a alguma solução.

Portanto, tente administrar a angústia, entendendo que ela faz parte do processo, mas não deixe que ela ganhe força ao ponto de tomar conta do pensamento. Deixar-se paralisar diante do medo pode, no mínimo, bloquear a reflexão sobre as possibilidades de solução e atrasar a entrega dos resultados. De toda forma, seguem algumas dicas para ajudar a enfrentar os momentos de maior dificuldade:

1. Não se deve hesitar em contar com a ajuda dos colegas de trabalho e até do próprio gestor. Conversar a respeito do problema pode ajudar a compreender o quadro geral e encontrar soluções;
2. Tente também escrever sobre o problema, sistematizando algumas informações. Ter as idéias organizadas ajuda a conseguir refletir de forma mais ordenada;
3. Busque solução fora do seu ambiente de trabalho. Isso é possível acionando algum colega que atue na mesma área que a sua em outra empresa, buscando grupos de discussão e troca de conhecimento, também com profissionais da área ou qualquer outra opção em que caiba um benchmarking.

O importante é não desanimar. A angústia pode ser uma grande inimiga nos momentos de dificuldade. Deixar de lado a postura queixosa e passar a focar na solução é o melhor caminho. Coloque para fora o problema, escreva, peça ajuda, converse sobre ele, reflita e busque alternativas até que elas apareçam. Não há super-heróis em momentos como esse. Só uma atitude de protagonista fará com que ele se resolva.