Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como cuidar da sua rede de relacionamentos

Publicado por:
12 set

9.0 geracaoY

A formação de uma rede de relacionamentos profissionais – mais conhecida como networking – é muito importante em qualquer área de atuação. Não importa se você está empregado, à procura de trabalho ou se já é dono do próprio negócio. Todo profissional deve cuidar e manter ativos os vínculos construídos ao longo de sua trajetória profissional.

De modo geral, o networking compreende cooperação e conjugação de informações e recursos, com o objetivo de obter algo para um ou mais integrantes de uma rede. E é a partir desse círculo de relacionamento que podemos buscar e obter novas oportunidades para nosso crescimento profissional ou do nosso negócio. Na prática, além de ter um currículo interessante e boas habilidades, o profissional também precisa conhecer e se fazer conhecido.

Para construir uma boa rede de relacionamento profissional, seguem duas dicas: (1) no caso de um rompimento de um contratado de trabalho ou mesmo de uma relação de parceira cliente/fornecedor, procure finalizar o relacionamento bem, sem deixar nenhuma pendência ou criar rixas, porque isso contará a seu favor se precisar de algo no futuro; (2) quando estiver participantes de congressos, palestras, cursos ou eventos de outra natureza, procure conhecer e se aproximar de outros profissionais da sua área ou de áreas relacionadas. Para isso, é importante circular e evitar sempre as mesmas rodas de conversa.

O networking faz diferença quando se faz necessária a troca de experiências, o levantamento de referências sobre uma empresa ou profissional e a busca de informações sobre conhecimentos específicos. Por exemplo, ter o contato de alguém que pode dizer quem é referência em determinado assunto pode lhe aproximar da solução de um problema.

E para que essa rede esteja sempre ativa, é importante manter os contatos sempre atualizados, seja o e-mail, telefone ou perfis as redes sociais. Em eventos e momentos de integração, troque cartões de visita e guarde-os sempre. Hoje existem vários aplicativos que ajudam a arquivar cartões profissionais para que se tenha acesso fácil quando precisar. O LinkedIn, rede social de negócios, também é uma forma inteligente de manter seu networking ativo. Procure sempre enviar notícias e artigos, além de compartilhar informações estratégicas com as suas conexões.

Por fim, vale lembrar que o bom senso é sempre bem-vindo. Ou seja, busque utilizar sua rede de relacionamentos de forma coerente, sem incomodar ou parecer inconveniente. Entender a diferença entre auxílio esporádico e insistência desagradável fará com que você tenha sempre uma boa ligação com seus contatos e possa contar com eles quando necessário.

Comentários

Deixe o seu comentário