Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Herdeiros de empresas familiares também precisam se capacitar

Publicado por:
17 ago

7.1 estagio trainee11

Jovens profissionais herdeiros de empresas familiares costumam entrar muito cedo nas organizações, investem em conhecer profundamente do negócio, mas acabam deixando de lado o investimento no próprio desenvolvimento. Porém, no longo e médio prazo, esse comportamento pode representar um risco para a longevidade de suas empresas.

O que vemos muitas vezes é que, os herdeiros, ao ingressarem na empresa da família, não consideram os estudos como algo prioritário. Alguns até interrompem a graduação, outros fazem sem muita dedicação de tempo, pois conciliar trabalho e estudo não é fácil e, para esses jovens, na balança de prioridades, o negócio da família está em primeiro lugar.

A questão é que não só a graduação é negligenciada, mas também outras formas de capacitação no formato de seminários, palestras ou workshops, por exemplo. Parece que esses profissionais acreditam que ter expertise no negócio é suficiente e que a prática dentro da empresa é a melhor escola. Não há dúvidas que são questões importantes, porém ficar distantes ou não ter conhecimento de temas ou práticas relacionadas ao negócio pode trazer limitações e aumentar a resistência a aceitar novas ideias e pensar em inovação.

Talvez, o fato desses jovens pensarem que seu lugar no mercado de trabalho está “assegurado” ou de seus avós e pais terem construído uma empresa bem sucedida sem ter completado os estudos explique esse movimento. No entanto, eles precisam entender que o mundo mudou, o mercado está mais competitivo e que, sem atualização, o futuro dos negócios estará em risco.

Nesse aspecto, os jovens profissionais herdeiros têm muito a aprender com os profissionais de mercado que estão sempre investindo no desenvolvimento para garantir a empregabilidade num cenário de negócios cada vez mais competitivo. Capacitação é oportunidade de articulação, de troca de experiências e, principalmente, de desenvolvimento novas ideias ou negócios.