Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância de ampliar seus conhecimentos gerais

Publicado por:
27 jul

9.1

No mercado de trabalho, uma das formas de se destacar é tendo uma bagagem ampla de conhecimentos gerais. Principalmente em tempos de acesso à informação cada vez mais difundido, falar com consistência sobre questões políticas, culturais, ambientais ou econômicas, por exemplo, constitui uma vantagem competitiva, porém, ainda muito negligenciada pelos profissionais, sobretudo os mais jovens.

Adquirir conhecimentos gerais é um processo lento e que exige muita leitura e curiosidade para buscar informações. Uma pessoa que é bem informada consegue se colocar melhor em diversas situações e ambientes. Porém, com a internet, somos bombardeados diariamente com notícias e acontecimentos diversos e acaba sendo mais difícil dedicar tempo para aprofundar conteúdos e, portanto, muitos se contentam com dados mais superficiais. Mas quais são os possíveis caminhos para ampliarmos nossos conhecimentos?

É interessante trocar ideias com especialistas sobre temas como política, economia, história, tecnologia, acontecimentos sociais, etc. Além disso, investir algum tempo em pesquisas, leituras especializadas, seja de livros, revistas e sites. Quando tiver chance de fazer alguma viagem, vale a pena procurar saber mais sobre a cultura local, visitar os pontos históricos e os museus.

Claro que não é preciso ser expert em todos os assuntos, mas toda essa gama de informação permite construir um vasto repertório de conhecimentos gerais, aperfeiçoando seu vocabulário, dinamizando o raciocínio e enriquecendo as argumentações.