Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidado com os conflitos interpessoais no ambiente de trabalho

Publicado por:
18 jul

9.51 (1)

No ambiente de trabalho, existem situações em que teremos que lidar com pessoas que não gostamos, seja por falta de identificação ou por algum conflito existente. Entretanto, não ter maturidade para lidar com problemas interpessoais pode comprometer o desempenho das atividades e prejudicar a sua imagem enquanto profissional.

Por maior que seja o conflito com um colega de trabalho, não cabe de forma alguma tentar repassar a dificuldade para a empresa e pressionar para que seja feita uma escolha por um dos profissionais, com o argumento de que a situação está muito desconfortável e você não consegue conviver com o problema. Esse tipo de posicionamento não surte efeito positivo e, pelo contrário, dará publicidade a uma intriga pessoal deixando para você a imagem de quem não consegue separar as duas coisas.

Claro que não é preciso forçar laços de amizade com uma pessoa com a qual você não tem afinidade ou não gosta, mas manter o respeito e um enquadramento profissional é imprescindível. Nesse sentido, quando algum conflito acontecer, o ideal é tratar com serenidade e equilíbrio para que a situação não se transforme em um problema maior do que sua capacidade de administrá-lo, causando prejuízos à equipe e aos resultados do trabalho.

Para quem está na posição de gerenciar duas pessoas com problemas pessoais de relacionamento, a recomendação é estimular que as partes se entendam, inclusive, oferecendo-se para mediar uma conversa, pactuando alguns acordos para uma convivência produtiva.

Comentários

Deixe o seu comentário