Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Importância do trabalho

Publicado por:
04 mai

03.71

Trabalhar é condição essencial do ser humano e vai muito além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar um objetivo para os nossos dias. E quando perdemos esse sentido produtivo, perdemos, muitas vezes, a essencialidade da vida.

Mesmo sabendo da importância de preservar nossa capacidade produtiva, muita gente tem o sonho de ganhar muito dinheiro e parar de trabalhar. Porém, essas pessoas, às vezes, desconhecem os riscos associados ao fato de não ter uma atividade produtiva. É muito comum, por exemplo, encontrarmos pessoas com problemas graves de saúde, como depressão, ou adoecendo com mais facilidade, seja porque pararam de trabalhar por um longo tempo; ou pela chegada da aposentadoria; nesse último, quando não associada a outra alternativa produtiva.

Isso acontece, porque o trabalho é capaz de gerar nas pessoas o sentimento de utilidade, orgulho do que faz e reconhecimento. Além disso, é um elemento importante que compõe a identidade do sujeito, pois associa a pessoa à atividade que desempenha ou à instituição em que faz parte (fulano que é médico ou beltrano que é de tal empresa). Sem o trabalho, a pessoa perde uma referência estruturadora que a identifica e lhe dá sentido.

É por isso que se faz necessário pensar de forma muito consciente e planejada quando a decisão é interromper a atividade produtiva. Dito em uma linguagem poética, por Gonzaguinha: “(…) um homem se humilha se castram seu sonho; seu sonho é sua vida e vida é trabalho. E sem o seu trabalho, o homem não tem honra; e sem a sua honra, se morre, se mata. Não dá para ser feliz.“

Comentários

Deixe o seu comentário