Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como usar as redes sociais a seu favor?

Publicado por:
25 abr

03.4

Já falamos bastante sobre os cuidados que se deve ter nas redes sociais, principalmente a cautela na exibição da própria imagem, nas postagens e comentários. Ao mesmo tempo, aparecer um pouco pode ser bom em alguma medida, já que a internet é, sem dúvida alguma, uma das ferramentas mais eficientes para divulgação e promoção profissional. Mas como utilizá-la a seu favor?

Produção ou mesmo divulgação de conteúdo consistente e de qualidade e na quantidade e frequência corretas são diretrizes importantes para alcançar uma posição de relevância nas redes sociais e construir uma reputação positiva. Claro, muitos se lançam no mundo virtual sem cuidado algum, mas quando o objetivo é elevar a competitividade profissional, agir sem critério pode ser um risco muito alto à imagem.

Portanto, se a ideia é ampliar a rede de relacionamento e se promover profissionalmente, um primeiro passo essencial é ter em mente o que você pode oferecer ao público, ou seja, escolher determinados assuntos que você domina e que sejam de interesse de algum público específico e falar sobre ele. Por “falar” entende-se escrever artigos ou compartilhar e comentar matérias relevantes sobre esses temas; recomendar leituras ou outras fontes de informação também pode ser interessante. Aqueles com um pouco mais de habilidade podem partir para a comunicação por vídeos ou transmissões ao vivo, muito comum hoje em dia. Este é o primeiro passo no caminho de tornar-se autoridade no tema em questão.

Algumas categorias de profissionais já ganharam um espaço relevante nas redes sociais. Em geral, são prestadores de serviço que visam ganhar visibilidade e aumentar a clientela, a exemplo de nutricionistas, médicos, educadores físicos, entre outros. Mas ser lembrado e ter a sua imagem associada a conteúdos de qualidade e consistência não é bom somente para quem está atrás de cliente. Na verdade, essa visibilidade é boa para qualquer profissional que poderá um dia recorrer a sua rede de relacionamentos ou se beneficiar por ter seu nome associado a determinados assuntos.

Além disso, tornar pública uma habilidade ou um conhecimento específico, para alguns, tem sido inclusive uma alternativa de trabalho. É possível ver isto acontecendo em blogs de viagem, de gestão financeira, maquiagem, moda, etc. Isso nada mais é do que colocar a serviço de qualquer pessoa um conhecimento específico, compartilhando informações técnicas e experiências que podem ajudar o outro, atendendo algum tipo de necessidade.

Claro que não é um caminho fácil, mas muitos que arriscaram hoje estão se beneficiando desta exposição. De toda forma, todos os cuidados e recomendações para o uso das redes sociais permanece. Uma informação errada ou um comportamento inadequado pode não ter perdão.

Comentários

Deixe o seu comentário