Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Cuidado com as informações sigilosas da empresa

Publicado por:
14 mar

9.11

Toda empresa possui informações, dados e documentos que não podem vir a conhecimento público, ou seja, são confidenciais. Muitas organizações até adotam normas internas para reforçar essa segurança, como contratos de confidencialidade. Mas nem sempre e possível manter os dados 100% seguros, pois e algo que depende quase que exclusivamente da atuação e cuidado do profissional envolvido diretamente com essas informações.

Muitas vezes, o profissional, mesmo sem intenção, acaba expondo dados estratégicos a partir de comportamentos corriqueiros, como por exemplo, trabalhar em algum espaço público, como dentro de aviações, em cafeterias, salas de espera etc. E essencial lembrar que ao seu lado ou próximo de você pode ter alguém que terá a oportunidade de visualizar o conteúdo do seu trabalho sem dificuldade, esteja ele em papéis ou na tela de um computador. Nessas ocasiões, e importante também atentar para o teor das conversas em público com clientes ou colegas de trabalho, pois ela pode acabar revelando dados sigilosos.

Outra atitude bastante comum que pode acarretar no vazamento de informações e utilizar pendrives ou qualquer dispositivo de armazenamento de arquivos virtuais sem o devido cuidado. Pode acontecer, por exemplo, de o profissional utilizar um pendrive para levar alguma apresentação importante para uma reunião e, depois disso, acabar perdendo ou misturando com outros dispositivos que armazenam documentos pessoais.

O e-mail também pode ser um grande vilão no vazamento de informações estratégicas. E preciso sempre ficar atento ao conteúdo que se está enviando e quem são os destinatários, verificando sempre se os endereços virtuais correspondem aos das pessoas que precisam receber a informações. E nunca e demais proteger esse conteúdo com uma senha.

Ao lidar com informações empresariais, principalmente quando dizem respeito aos clientes da empresa, nunca e demais ter atenção. Não manter esses dados em sigilo pode até representar um delito juridicamente falando. E basta somente um pequeno deslize para que a imagem do profissional seja manchada para sempre.