Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Atitude empreendedora ganha relevância entre profissionais

Publicado por:
31 jan

03.111

Ainda é muito comum o pensamento de que ter atitude empreendedora é exclusivo para quem quer abrir um negócio próprio. Porém, na disputa por um lugar no mercado, profissionais que demonstram ter competências ligadas ao empreendedorismo têm recebido atenção especial e se destacado.

Isso acontece porque as empresas estão, cada vez mais, procurando perfis empreendedores. Ou seja, estão buscando pessoas capazes de enxergar o negócio como um todo e se comprometerem com os resultados, agindo como se fossem os “donos da casa”, vestindo realmente a camisa do negócio.

Os profissionais com perfil empreendedor se destacam também por pensarem primeiro na solução das dificuldades sem ficarem enaltecendo o problema, afinal, pode ter um cliente esperando uma resposta. Eles têm ainda maior compromisso com a melhoria do processo e com a qualidade geral dos serviços, não se limitando só às suas responsabilidades.

Ao mesmo tempo, profissionais desse tipo demandam também alguns cuidados. Quando é enquadrado dentro de uma organização, ele terá o desafio de saber lidar com os limites da sua função, terá que aprender a respeitar a hierarquia e sempre manter o seu gestor informado. Ou seja, ele pode até se sentir “dono”, mas não pode sair por aí decidindo coisas e mudando procedimentos em nome da melhoria dos processos, sem considerar que existe um gestor maior.

De toda forma, a experiência tem mostrado que, em geral, os ganhos em ter profissionais com perfil empreendedor são maiores do que as dificuldades que podem surgir. De fato, são pessoas que costumam ser mais ousadas e com mais iniciativa, mas pactuar alguns acordos geralmente dão conta do enquadramento necessário para que as coisas funcionem sem grandes prejuízos e atropelos.