Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Uma dica para manter o orçamento em dia: pesquisar antes de comprar!

Publicado por:
24 jan

033

Em tempos de crise, as pessoas voltam a pesquisar preços, pedir descontos e a se preocuparem mais com a organização das finanças pessoais. Para chegar ao final do mês no azul, a internet e o planejamento são dois aliados na busca por menores preços e no combate às compras por impulso.

Antigamente, pesquisar preços era algo muito comum entre os consumidores, mas o hábito se tornou menos frequente com o aumento do poder aquisitivo da população. Muitos preferiam poupar tempo comprando tudo o que precisava em um só lugar. Com a crise e o desemprego, o cenário mudou novamente, e hoje é cada vez mais necessário comparar preços, pedir descontos e avaliar se a compra é realmente necessária.

Um exemplo desta movimentação é o aumento das compras pela internet. Em geral, se consegue na web preços melhores com uma diferença que pode chegar a até 50% do valor cobrado em shoppings, mesmo quando ainda é necessário pagar frete. Além disso, a internet permite que uma pesquisa seja feita de forma mais rápida, menos trabalhosa e com calma, já que não tem a figura do vendedor “forçando” a compra.

Então, para quem está em busca de um produto específico, vale a pena gastar algumas horas navegando nos sites antes de definir onde comprar. Mas lembre-se: ao comprar pela internet, preço não é tudo. Procure saber a reputação da loja para não cair em um golpe e acabar perdendo dinheiro ao invés de economizar.

Ter antecedência nas compras para aproveitar promoções e planejar o que e quando comprar também são atitudes que podem ajudar a fazer escolhas mais em conta. Quem nunca comprou algo que não tinha muita necessidade e está encostado no canto da casa? Em épocas de atenção máxima com o orçamento doméstico, avaliar a necessidade de cada gasto é fundamental.