Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Estou sem motivação para o trabalho. O que fazer?

Publicado por:
13 out

imagem12

Muitos profissionais se sentem desmotivados em relação ao trabalho, achando a atividade chata, monótona e rotineira. Quando a desmotivação aparece, a primeira ação do empregado é colocar a responsabilidade principalmente na empresa, esperando que ações institucionais existam para tirá-lo da inércia. Entretanto, também cabe ao profissional buscar maneiras de trabalhar melhor.

A motivação não é algo dado por meio de fórmula mágica nem receita. Ela pode ser estimulada e depende diretamente das ações institucionais, em conjunto com boas práticas da gerência e, também, da postura pessoal e dos interesses de cada um. Alguns profissionais são naturalmente difíceis de envolver ou se empolgar com algo – são eternamente “morgados” e sem ânimo – mas têm aqueles, a grande maioria, que precisam de algum estímulo.

É aí que entram as ações institucionais e as práticas gerenciais. Alguns exemplos de iniciativas para motivar seus empregados podem ser o incentivo ao desenvolvimento contínuo, o reconhecimento do desempenho, feedbacks periódicos, planos estruturados de carreira e, inclusive, o cuidado com as condições básicas de trabalho.

Porém, cabe também ao profissional buscar as melhorias necessárias, as informações que precisa e, além disso, procurar meios de se satisfazer com a atividade que realiza. E, pensando em longo prazo, é preciso ficar atento a novas oportunidades e desafios que possam surgir na empresa e que possam tirá-lo da zona de conforto.