Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

O momento é de processos seletivos mais criteriosos

Publicado por:
17 maio

03.11 (1)

Com o enxugamento das empresas e a maior oferta de profissionais no mercado, os processos seletivos passaram a ser mais criteriosos. Como se comportar nessas ocasiões para garantir uma vaga?

Num mercado aquecido, há poucos profissionais disponíveis e, muitas vezes, a urgência para atender ao preenchimento da vaga termina por levar o contratante a flexibilizar e deixar passar certos comportamentos. Entretanto, em momentos como o que vivemos atualmente, onde a oferta de profissionais qualificados é maior e há escassez de vagas, o contratante com certeza não deixará passar certas inadequações observadas nas entrevistas.

Então, para quais cuidados os profissionais precisam atentar no momento das entrevistas de seleção? Em primeiro lugar, cuidado na postura ao sentar. Pode parecer pouco importante, mas uma postura desleixada pode passar a impressão de desinteresse, além de ser deselegante.

Se for atrasar para a seleção ou tiver algum imprevisto, ligue para o entrevistador se desculpando em tempo para não fazê-lo esperar. Não mande e-mail em cima da hora, pois provavelmente ele não será lido a tempo e você passará a impressão de descompromisso. Se possível, já deixe outra data marcada.

Seguem algumas dicas para se considerar durante a entrevista:

• Procure equilibrar uma postura formal sem parecer artificial.
• Não cometa o erro de fingir ser o que não é apenas para agradar.
• Evite o uso de gírias.
• Utilize uma linguagem coloquial; não tente usar palavras muito difíceis ou técnicas demais apenas para parecer mais inteligente.

E caso não tenha mais interesse na vaga após a entrevista, informe de imediato e agradeça. Deixar a porta aberta para outras oportunidades é fundamental.