Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Tenho dois “chefes”. Como lidar?

Publicado por:
05 maio

imagem12

Sou gerenciado por um profissional, mas há outro gestor que sempre me pede para realizar atividades que nem sempre estão em convergência com as solicitações do meu gerente. O que fazer?

Pode ser mais comum do que se pensa ter dois comandos dentro do seu trabalho. Isto acontece quando: (1) as responsabilidades não estão claras, havendo “áreas de sombra” entre dois gestores ou há uma disputa de espaço/poder entre eles; (2) há pouca clareza sobre os padrões esperados ou sobre as prioridades.

É importante compreender quais dessas razões estão levando a esse conflito de pedidos. Se você tem clareza de quem é seu gestor, vale pedir a ele que negocie essa demanda junto ao outro gerente ou diretor e entender quais os resultados são esperados. Quando receber uma demanda conflitante, também pode informar ao outro gestor que seu gerente fez outra solicitação e pedir que negociem. A depender da resposta, entenderá como proceder.

Discuta com seu gestor direto a lista de prioridades e peça orientação sobre como responder nesses casos. Apresente suas demandas e como as organiza. Se possível, contribua com sugestões de como fazer essa priorização. E se a razão do conflito de solicitações for uma disputa, tome cuidado para não ficar no “fogo cruzado”. Habilidade e tranquilidade são essenciais.

Mas lembre-se que o bom senso é sempre fundamental para definir como trabalhar e realizar todas as tarefas sem gerar tanto estresse.