Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

É necessário morar no exterior para se diferenciar como profissional?

Publicado por:
26 abr

04.3

Muito se fala sobre o diferencial que morar por um tempo no exterior pode trazer às carreiras. Mas será que toda experiência de fato contribui? Em que casos o intercâmbio fora do país pode agregar competências ao profissional?

Primeiramente, vale dizer que existem bons profissionais tanto com, quanto sem experiência no exterior. Um intercâmbio pode agregar valor diretamente ao currículo se a ida estiver vinculada a algum curso de formação dentro de um plano de carreira. Portanto, se o objetivo da viagem é somar conhecimentos às competências profissionais, antes de tudo recomenda-se planejar e deixar claro seus objetivos.

Fora a questão técnica, a experiência no exterior pode ampliar o conhecimento sobre outras realidades, ampliar a cultura geral, além de possibilitar uma reflexão sobre seus posicionamentos pessoais e profissionais. Conhecer outros países e realidades pode mudar a forma como se encara as situações do dia a dia e do ambiente de trabalho.

Caso não seja essa a sua trajetória, ou o investimento a ser realizado seja maior que os seus ganhos que vai obter, talvez passar um tempo no exterior não seja a melhor escolha. Nesse caso, é melhor investir em cursos e experiências dentro do país que possam de fato trazer benefícios à carreira.