Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Minha empresa atrasou o salário. Como devo proceder?

Publicado por:
02 fev

033

Nos dias atuais, tem sido mais frequente observar empresas com problemas de fluxo de caixa. Mesmo aquelas que primam pela pontualidade dos seus compromissos, podem estar sujeitas a um atraso na folha. Isso é ruim para a empresa e para o profissional. Mas em situações como esta, como proceder?

Em primeiro lugar, é necessário investigar se há alguma explicação para o atraso. Se for um fato isolado, a credibilidade da empresa não está abalada e dá para ter mais confiança de que receberá sua remuneração tão logo seja possível. É importante ainda não se deixar contaminar por fofocas, tão comuns nesse tipo de situação. O ideal é conversar diretamente com seu gestor.

Se a empresa é sólida e séria, não precisa se desesperar. Para tanto, é fundamental que se tenha uma reserva financeira para manter-se até receber seu salário. Evite gastos desnecessários e corte despesas momentaneamente. Trace um plano que considere o prazo máximo em que você consegue sustentar essa situação. Se nesse meio tempo a sua situação financeira apertar, conversar com seu chefe é fundamental.

Não deixe que sua produtividade caia, mesmo se estiver se sentindo desmotivado. Procure trabalhar da melhor forma possível, especialmente se para a empresa se reequilibrar, o seu resultado for fundamental. Fique atento ao que acontece no mercado e acompanhe os esforços dos gestores e sócios para resolver o problema.

E caso perceba que a situação se prolongará e você não tem mais fôlego financeiro, busque outras oportunidades e comunique ao gestor sua decisão, sendo transparente sobre suas dificuldades.