Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Carnaval: como recuperar minha imagem após um vexame?

Publicado por:
14 jan

05.2

O Carnaval está chegando, época do ano em que a irreverência e a bebida costumam ser a mistura certa para proporcionar situações inusitadas nos bastidores de qualquer empresa. Entretanto, o profissional precisa tomar cuidado com suas atitudes neste período, principalmente quando a festa em questão envolve pessoas do trabalho ou até mesmo clientes.

Momentos de diversão são saudáveis e positivos, só que algumas pessoas acabam extrapolando na exposição. Mas se mesmo tomando vários cuidados a situação constrangedora acontecer, como o profissional deve lidar com o fato para minimizar os danos? Afinal, provavelmente não vão faltar comentários no ambiente de trabalho sobre a gafe em questão.

A reação indicada nesses casos dependerá muito do ato praticado no evento. Se foi algo leve, a pessoa poderá ser vítima de piadinhas e terá que encarar a ação dos colegas com bom humor, já que deu motivos para isso. Agora, se ela cometeu um vexame mais grave, envolvendo algum cliente, por exemplo, o melhor é se desculpar com os envolvidos assim que possível. Esse contato não deve ser forçado, mas sim feito de acordo com as oportunidades.

Dependendo do acontecido, pode demorar para que o profissional consiga se retratar completamente. Neste meio tempo, é importante ficar ainda mais atento às suas atitudes, mantendo sempre o profissionalismo e cumprindo rigorosamente suas obrigações.

Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, ninguém está imune a eventuais tropeços, entretanto, deve-se comemorar com moderação e bom senso. Não podemos esquecer que depois a vida continua e que voltaremos a ver e lidar com pessoas que fazem parte do nosso círculo de trabalho.