Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Às vezes é preciso discordar

Publicado por:
31 dez

10.11

Muitas vezes, somos criados na ilusão de que o ideal é um ambiente é harmonioso, onde desavenças ou discussões não deveriam existir. No entanto, para onde formos, é grande a possibilidade de entrarmos em conflito com outras pessoas. Diante dessa realidade, o que fazer para ter um bom clima organizacional?

Um dos desafios do profissional é colocar suas ideias quando elas forem contrárias aos dos colegas sem que isso gere hostilidade. Para isso, é necessário compreender a cultura da empresa e como ela encara opiniões divergentes. É importante também construir argumentos que mostrem que você quer contribuir para solução de um problema, não só fazer valer a sua fala.

O modo como você se expressa também é fundamental para não criar atritos. A calma na hora da fala é essencial. Demonstre controle quando for expor alguma opinião e, caso seja interrompido, com tranquilidade, diga que ainda não concluiu. Por outro lado, aprenda a ouvir o que o outro tem a dizer – às vezes é algo que você ainda não havia pensado. Se os ânimos se exaltarem durante a conversa, saiba parar. Há momentos em que é preciso recuar para depois voltar ao argumento.

Para a empresa, é interessante manter aberto o espaço de discussões saudáveis. Em grupos de trabalho onde o debate é bem visto, o desempenho de todos é melhor, já que o profissional sente que pode contribuir mais ativamente nas questões da organização.

Comentários

Deixe o seu comentário