Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Profissionais criativos fazem a diferença

Publicado por:
26 nov

03.4

Muitas vezes, temos nas nossas equipes pessoas com uma habilidade aguçada para criar e inovar. Então, como aproveitar essa competência?

Em primeiro lugar, é importante conhecer as habilidades desse profissional e as áreas dentro do seu projeto de carreira com as quais ele se identifica mais. Isso pode dar mais clareza sobre quais são os seus interesses e que contribuições ela pode dar. É relevante também observar os sinais que demonstram a criatividade – sugestões de melhorias, novas formas de executar uma tarefa que tragam ganhos ao processo produtivo, entre outras evidências.

Mas muitas vezes a pessoa com maior facilidade de criar pode ficar “perdida” quanto à forma de por em prática esta habilidade. Isso pode ocorrer por alguns motivos: ela não conhece a cultura e os mecanismos de produção da empresa; ainda é jovem e não tem a experiência e maturidade para organizar sua produção; faltam oportunidades ou mecanismos na empresa que facilitem esse processo de criação.
Ajudar o profissional a encontrar esses mecanismos e o seu lugar dentro do processo produtivo é fundamental para construir um ambiente facilitador para a inovação.

Se você coordena uma equipe, pode estruturar grupos de discussão para determinados temas, incluindo pessoas de equipes diferentes. A diversidade no time de trabalho pode ser um grande diferencial na hora de inovar, além de criar um espaço propício para os mais criativos expressarem seu potencial e favorecer o desenvolvimento de outros profissionais. Já para o profissional, o recomendado é que aproveite para aprender com os outros e também para colocar suas ideias. Desenvolver essa habilidade pode ser um ganho tanto individual, quanto coletivo.