Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Dá para escolher o emprego nos dias atuais?

Publicado por:
13 out

9.31

Antigamente, as carreiras eram traçadas desde muito cedo e os profissionais tinham certa segurança de seguir em um único emprego até se aposentar. Mas hoje, com o desaquecimento da economia, ainda é possível escolher onde se deseja atuar no mercado?

Nas últimas décadas, esse modelo mental sobre a carreira mudou, com profissionais menos preocupados em trabalhar por muitos anos em um mesmo lugar. O dinamismo econômico e a mudança no leque de carreiras favoreceu esse novo olhar.

As jovens profissionais, nos últimos dez anos, acostumados com um mercado aquecido e muitas oportunidades, puderam escolher entre diversos empregos. Esse contexto gerou menos contato com a frustração de ter que trabalhar em algo independente do projeto individual.

Entretanto, na atualidade, com o desaquecimento da economia e, consequentemente, do mercado, ficou mais complicado escolher onde se deseja atuar. Por isso, é importante, para quem está ingressando agora no mercado, compreender que a redução de ofertas vai exigir maior capacidade de adaptação aos empregos ofertados e maior criatividade para se desenvolver e apresentar resultados.

Além disso, aprender a gostar do que faz e estar aberto a novas aprendizagens é fundamental. Já para aqueles que pensavam em ter seu próprio negócio, vale ter maior cuidado com a análise da viabilidade e talvez procurar investir em formas menos tradicionais de negócio, como temos visto com o surgimento dos food trucks e a venda de doces em bicicletas. O que não pode é ficar acomodado esperando o emprego ideal cair do céu.