Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Satisfação profissional X Bem-estar pessoal

Publicado por:
18 ago

05.11 (1)

Muitos profissionais reclamam de insatisfação com seu trabalho e do impacto que isso tem no seu bem-estar. Essa queixa também é comum aos jovens recém-inseridos no mercado de trabalho. Mas quais são os fatores que impactam a satisfação profissional e pessoal?

Primeiramente, a identificação com o propósito da atividade profissional exercida. Se você atua na área comercial, por exemplo, compreender como sua atividade contribui para os resultados da empresa e gostar do que faz é fundamental. Outro fator é o impacto social da sua atividade. Pergunte-se sobre as consequências do seu trabalho na comunidade onde está inserido.

Muitas empresas têm se preocupado em oferecer suporte à comunidade circundante ou até mesmo capacitação para que a população ao redor atue dentro do negócio. Talvez um envolvimento comunitário do seu trabalho seja um diferencial. Além disso, em princípio, todo negócio faz girar a economia e ajuda no desenvolvimento local.

Compreender, também, a possibilidade de remuneração ao longo da carreira é fundamental. Analisar como a profissão escolhida pode atender suas necessidades e expectativas é relevante para você se planejar.

Por último, é importante avaliar se as condições físicas da sua atividade são convergentes com seu estilo. Por exemplo, uma pessoa que só gosta de atividades de movimento, que ocorrem ao ar livre, terá muito dificuldade em trabalhar em ambientes fechados e mais formais, e isso pode impactar na sua satisfação pessoal.

Encontrar uma carreira que combine com seus anseios, compreender que não há trajetória fácil nem profissão perfeita e saber lidar com isso são fatores fundamentais na busca pela felicidade na profissão.