Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Vilões do tempo

Publicado por:
11 ago

9.0 geracaoY

Ficar conectado é uma maneira de agilizar o contato entre as pessoas, mas olhar a telinha do celular com muita frequência pode gerar uma diminuição no rendimento. É o que dizem vários estudos em diferentes países. Mas como evitar que o acesso online se transforme em gastador de tempo?

Para não cair nesta armadilha das redes sociais, algumas dicas são fundamentais: retire a funcionalidade de vibração das mensagens e a exibição delas na tela do aparelho. Coloque as mensagens do Whatsapp no mudo, assim, se você está em uma reunião, por exemplo, não ficará tentado a olhar para o celular toda vez que uma mensagem aparecer.

Reserve instantes do dia para baixar suas mensagens e selecione aquilo que for importante. Momentos específicos, como a pausa para o café, podem ser usados para atualizar as suas redes. Analise quais grupos que você deve verificar e responder. Se há um grupo de trabalho, por exemplo, ele deve ser o primeiro a ser visualizado. Muitas vezes, as mensagens recebidas não têm conteúdo relevante, são apenas brincadeiras, então deixe para lê-las em ocasiões de menor movimento.

Recuse ser adicionado em grupos que você sabe que irão apenas encher seu celular de alertas. Explique aos participantes que não está conseguindo administrar a quantidade de mensagens e que prefere sair, mas deixe a porta aberta para contatos individuais.

Outro vilão do tempo é a caixa de e-mail. Aproveite circunstâncias em que estiver esperando em uma fila, ou sem nenhuma atividade, para apagar o lixo eletrônico e limpar sua caixa de e-mails pelo celular. Deste modo, quando chegar ao seu computador, não terá mais que fazer essa limpeza. Por falar em lixo eletrônico, evite dar seu endereço eletrônico em cadastros de lojas, sempre que possível. Bloqueie os remetentes indesejados e amplie seu firewall.

Em algumas situações, talvez seja recomendável deixar as tecnologias de lado para que não atrapalhem uma atividade que você precisa fazer. No fim das contas, as ferramentas tecnológicas são grandes aliadas no mundo atual, desde que se saiba lidar com elas.