Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Você é uma pessoa motivada?

Publicado por:
04 jun

04.0 desenvolv

Segundo o dicionário, a palavra motivado significa “aquele que tem bons motivos”. A motivação, de acordo com a psicologia, é resultado de um conjunto de fatores que determinam uma ação. Ou seja, para se alcançar um objetivo na vida, tanto profissional quanto pessoal, é fundamental ter a motivação que faça com que não se desista, mesmo com todas as dificuldades que aparecerão no caminho.

Uma pessoa motivada é aquela que busca agir em prol de atingir algum objetivo específico. Há fatores externos que impulsionam essa motivação, como o incentivo da família, a condição socioeconômica, o acesso a oportunidades, entre outros. Entretanto, achar que apenas esses fatores são responsáveis pelo seu desenvolvimento é um engano fatal para quem quer crescer na profissão. O principal motivador da sua causa tem que ser você mesmo.

Quando estabelecemos uma meta, quer seja comprar um apartamento ou atingir uma determinada posição da carreira, é importante traçar um plano. Mas só planejar sua vida não fará com que ela vá adiante; é preciso ter perseverança, acreditar em si mesmo e buscar as alternativas para fazer acontecer. Não dá para ficar esperando que o mundo faça por você.

Se algo não acontece como gostaria, desviando dos planos traçados originalmente, ficar reclamando do passado não vai adiantar. Nesses momentos, devemos perguntar a nós mesmos: o que eu deveria fazer de diferente para conseguir meus objetivos? Isso sem desconsiderar os preceitos éticos, claro! Esteja disposto a mudar e adaptar-se às situações adversas.

Lembre-se que pessoas motivadas também podem ter momentos de descrença, mas não podem deixar paralisar-se pelas dificuldades. Levante a cabeça e continue tentando, apenas a sua perseverança pode te levar aonde você deseja.