Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

A importância da integração das equipes

Publicado por:
28 mai

10.0lideranca

Todo profissional, ao ingressar em uma organização, leva algum tempo para se adaptar ao seu funcionamento e procedimentos. Um fator que pode ajudar nessa adaptação é um processo estruturado de integração. Entretanto, nem todas as empresas reconhecem a importância de cuidar desse momento para a manutenção de uma boa gestão. E muitas que reconhecem, não dão prioridade a ela.

Diante do imediatismo em que vivemos atualmente, as demandas na área de negócios e a urgência em colocar o profissional para trabalhar o mais rápido possível para conseguir dar conta das necessidades operacionais, as empresas terminam por sobrepujar a necessidade de uma boa integração. Realizar esse processo, contudo, pode resultar em menos atrapalhos para o profissional que está chegando, já que ele não conhece os mecanismos da organização e pode levar mais tempo para desenvolver as atividades.

O processo de integração também pode favorecer a recepção deste novo componente pelas equipes. Quando isso não ocorre, a impressão que o profissional provavelmente terá é a de que foi “jogado” na empresa, o que, consequentemente, passa uma imagem de pouco cuidado. Por isso, é importante, antes de tudo, que haja sempre uma apresentação de toda a estrutura de gestão, das áreas e dos principais interlocutores. Além disso, apresentar o código de conduta também é importante nesse momento inicial.

Mas para a integração ser bem sucedida, é essencial que ela seja uma via de mão dupla e que as duas partes estejam dispostas a colaborar. Deve-se lembrar que para fazer parte de um time, ter uma postura de abertura ao diálogo e de colaboração é essencial e depende unicamente da pessoa. É fundamental, por parte do profissional, que ele se mostre interessado e pergunte ao contratante sobre o funcionamento dos setores, unidades de negócios e vá se apresentando aos colegas de trabalho aos poucos.

Uma equipe bem estruturada e com boa comunicação é primordial para o sucesso da organização. Afinal, a competitividade das empresas é influenciada diretammente pela capacidade de trabalho em equipe.

Comentários

Deixe o seu comentário