Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Minha empresa tem projetos de responsabilidade social. Como participar dessas ações pode ser bom para minha carreira?

Publicado por:
06 jan

03.21

No mercado atual, pensar em satisfazer o cliente e entregar resultados não é mais suficiente para as empresas. Olhar para a comunidade e o meio ambiente é vital, já que a responsabilidade social é tema de interesse global. Entretanto, um projeto de boas práticas precisa da participação dos colaboradores para se manter vivo. Muitos têm interesse, mas ainda não sabem como participar. O que fazer?

Todo envolvimento em ações de responsabilidade social exige, antes de mais nada, que a empresa olhe antes para o seu próprio ambiente interno e se questione se já está sendo socialmente responsável consigo mesma. Afinal, de nada adianta uma organização querer ter boas práticas com a comunidade em seu entorno se sua conduta com a saúde e segurança no trabalho não condizem com o discurso. Esse é um aspecto importante a se observar antes de participar.

Outro ponto importante é conhecer os projetos sociais difundidos dentro da empresa. Afinal, se o profissional não os conhece, não poderá ajudar a colocá-los em prática. Muitas empresas têm mais de um projeto ao qual o profissional pode se candidatar e ter uma experiência gratificante. O importante é ver qual o resultado esperado e com quais atividades você se identifica.

Também é fundamental que o profissional tenha realmente o desejo de participar, do contrário, pode cair no erro de forçar algo que não será gratificante para ele. Verificar se a organização é maleável e proporciona dias e horários específicos para o voluntariado também é importante.

Há empresas que organizam competições entre grupos, como gincanas e concursos de projetos, com premiações simbólicas e reconhecimento para os mais engajados. Se você se organizar para integrar essas ações sociais, verá que os ganhos pessoais e profissionais são grandes.

Outra forma de participar dos projetos é ajudando a divulgar dentro da empresa os frutos das práticas sociais adotadas. Isto irá proporcionar a manutenção do interesse daqueles que já participavam e estimular a vontande de outras pessoas em integrar o grupo dos socialmente ativos.