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O que falta na comunicação?

Publicado por:
16 dez

03.4

Temos tecnologias cada vez mais acessíveis para nos comunicarmos com as pessoas. Então, por que ainda escutamos muitas queixas sobre a comunicação dos gestores com as equipes?

Uma comunicação fluida e eficaz é um requisito indispensável em qualquer ambiente de trabalho. Saber transmitir uma mensagem, garantindo que esta vai ser corretamente percebida por quem a recebe é, sem dúvida alguma, um ponto chave nas relações profissionais.

Casos de falta de comunicação no ambiente corporativo muitas vezes acontecem, primeiramente, porque só ter os instrumentos não é suficiente para que as mensagens cheguem adequadamente para todos os envolvidos. Para comunicar bem, é preciso que cada gestor tenha o processo de comunicação como ferramenta de gestão.

O gestor não pode esquecer que é de responsabilidade dele transmitir informações relevantes que impactam o trabalho dos profissionais e sentir como foi a recepção dessas mensagens. Também deve dar retorno sobre as demandas, mesmo que seja para dizer que ainda não tem uma resposta. Assim a equipe não se sente “esquecida”.

É fundamental ainda utilizar alguns recursos para a melhoria da comunicação. Por exemplo, marcar reuniões sistemáticas com a equipe, com dia, hora e pauta bem definida, ajuda no acompanhamento pessoal das demandas. Utilizar ferramentas tecnológicas como intranet e e-mail para comunicados formais e até mesmo aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp para avisos e questões rápidas também são boas estratégias. Mas deve-se Um email, por exemplo, deve ser curto e objetivo. O destinatário é quem deve responder, mesmo quando é necessário copiar outras pessoas. Se o assunto exigir muitas explicações, é melhor ligar diretamente para a pessoa ou marcar uma reunião.

Por fim, é importante lembrar sempre que comunicação é via de mão dupla. Saber ouvir e não só falar é essencial, valorizando a opinião, questionamentos e sugestões da equipe e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles.