Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Situações de conflito na equipe. Como lidar com elas?

Publicado por:
11 dez

03.91 (1)

Acabei de ser promovido a gerente e me deparei com o primeiro conflito na minha equipe. Como lidar com essa situação sem perder o controle do grupo?

Essa é uma situação corriqueira para todos os gestores, especialmente difícil para os mais novos na função. O papel de mediador de conflitos faz parte das responsabilidades de todos os gerentes. Aprender a lidar com essa situação é fundamental. Portanto, em casos de conflitos na equipe, alguns cuidados devem ser tomados.

Primeiramente, é importante compreender que qualquer conflito pode servir como indutor de mudanças e melhorias. Se o gestor encarar o conflito dessa forma, poderá trabalhar a sua solução de maneira produtiva.

Também é importante compreender a origem do conflito – o que está em jogo e as razões que podem estar por trás da discordância. Ouvir os envolvidos é fundamental antes de tomar decisões. Procure conversar com todos os que estão envolvidos e perguntar a razão da discordância. Depois de ouvir individualmente, medie uma conversa entre os profissionais. Se o caso envolve, por exemplo, um procedimento de trabalho, procure ajudar a chegar num acordo considerando o que seria o melhor resultado para a área e a empresa. Combine as responsabilidades de cada um na solução.

Alem disso, deve-se utilizar sempre as normas e diretrizes da empresa para tentar resolver a situação. Elas ajudam a tomar uma decisão levando em conta o bem coletivo. Ao final, definir encaminhamentos e fechar acordos sobre a solução com os envolvidos é fundamental. Todos devem se comprometer com o que for definido.

Mediar conflitos não é uma tarefa fácil, mas, quando bem feita, pode ser uma grande fonte de avanços na gestão de equipes.