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Assumi a equipe na ausência do gerente e surgiu um problema fora do normal. Tenho autonomia para decidir?

Publicado por:
09 dez

02.41

Meu gestor está em uma viagem de trabalho e me deixou na coordenação da equipe. Mas, nesse meio tempo, surgiu um problema inesperado. O que devo fazer? Tenho autonomia para decidir por ele?

Situações nas quais assumimos uma responsabilidade por delegação são muito comuns no mundo corporativo. Mas casos como este exigem atenção em alguns aspectos: a primeira delas é um acordo mínimo sobre quais problemas o profissional pode resolver sem precisar consultar o gestor e quais os que têm que ser validados pelo gestor.

Muitas vezes, nos deparamos com situações para as quais não temos autonomia para tomar decisões. Por isso, toda vez que o profissional assume uma nova posição na empresa, é importante que alguns acordos de funcionamento estejam claros.

Autonomia significa poder responder por algo. Mas isso não significa que você possa tomar decisões a seu bel prazer. Para decidir é importante saber os seus limites, consultar as diretrizes da empresa e alinhar antecipadamente com seu gestor alguns pontos fundamentais.

Mesmo assim, tomar decisões sempre é um risco. Você precisa estar disposto a assumi-los para poder ocupar uma posição de destaque.