Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Meu chefe me delegou a coordenação de um grupo. Como ajudar a integrá-lo?

Publicado por:
02 dez

10.0lideranca

Não tenho experiência em gestão mas meu chefe me delegou a gestão de um grupo de trabalho na empresa. O que devo fazer para ter sucesso?

Em alguns momentos, seu gestor pode entregar a coordenação de algum projeto a você. Montar a equipe de trabalho, estabelecer diretrizes e conquistar um lugar de líder não são coisas triviais. E para estabelecer este lugar, dois fatores são fundamentais.

O primeiro é a legitimação pelo chefe. Ele deve fazer as devidas apresentações à sua nova equipe e avisar que você será responsável pela coordenação. O segundo fator é a sua própria postura para ocupar este lugar.

É importante não “inflar” o ego só porque está em lugar de destaque. Manter uma postura colaborativa e propor uma distribuição de atividades considerando as competências é fundamental.

Outras dicas também são importantes para quem quer coordenar bem: decidir sobre situações que fogem do convencional consultando o gestor, mas sempre levando propostas de soluções; pedir e levar em consideração as opiniões da equipe; dar retorno ao grupo sobre o que é possível e, principalmente, quais sugestões não serão implantadas ou quais são fundamentais, explicando as razões.

E, principalmente, lembre-se que quem coordena é responsável por acompanhar a execução e pelo cumprimento de prazos e, para isso, é preciso monitorar todas as etapas do processo.