Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Me envolvi em uma situação de conflito. Como saio dessa?

Publicado por:
18 nov

03.13

Meu colega de trabalho tem uma visão diferente da minha. Nossas divergências são acentuadas e ele acabou levando questões profissionais para o lado pessoal. Como posso lidar com essa situação?

As diferenças estão por toda parte e nem sempre é fácil lidar com elas. Diariamente, em situações profissionais, precisamos conviver com a opinião e o conjunto de crenças e valores, sejam de ordem profissional, sejam de caráter pessoal.

Esse processo enriquece a equipe, pois cada um, a partir de suas perspectivas, tem capacidade de sugerir alternativas e enfrentamentos diferentes, incrementando o ambiente profissional e o potencial da empresa.

Todavia, para isso acontecer, o ideal é que saibamos lidar positivamente com os embates de visões ou ideais. Caso isso não aconteça e as discussão perca o enquadramento profissional, recomenda-se, primeiramente, esperar a poeira baixar. Não adianta argumentar no calor da emoção.

Com calma, devemos procurar pensar as razões de o colega ter se ofendido. Faça uma autorreflexão e só em seguida, chame-o para uma conversa particular para falar sobre o fato e as dificuldades que vem percebendo. Vale a pena alertar e que esse distanciamento é ruim para vocês, como profissionais, e para o ambiente de trabalho. Escute o que ele tem a dizer e considere. Explicite o que lhe chateou e também esclareça que as divergências não são pessoais.

Em resumo: devemos buscar um acordo, um entendimento. Ainda que a amizade não possa ser refeita, devemos procurar manter, ao menos, um ambiente profissional saudável.