Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Como lidar com o mau hálito de um colega de trabalho?

Publicado por:
23 out

9.51 (1)

Meu colega de trabalho tem um mau hálito horrível. Ele é competente, mas as pessoas se afastam dele por essa razão e ninguém fala. Como devo proceder?

Situações como esta são sempre delicadas, tanto para a pessoa que tem a halitose (mau hálito), quanto para quem a avisa. Mas é muito importante que alguém toque no assunto, pois muito pior do que o constrangimento de falar para o colega sobre o problema é observar essa pessoa virar fonte de comentários no ambiente de trabalho.

Apesar de ser incômodo e constrangedor, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que quase 40% da população mundial é afetada pela halitose, e a maioria dos portadores nem sabe que exalam o mau cheiro. Por isso, se a pessoa é próxima a você, recomenda-se chamá-la em particular e dizer que está ali para ajudar e contar o que está acontecendo.

Se você conhecer opções para solucionar o problema, pode até aconselhar: buscar um bom dentista para o diagnóstico das causas; mudar os produtos de higiene pessoal, por exemplo, são dicas que podem ser dadas.

Se não for uma pessoa próxima, é mais recomendado pedir ajuda a um colega que tenha mais intimidade ou ao gestor. Afinal, quem não sabe que tem um problema, não tem como trata-lo.