Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Demissões, como lidar com elas?

Publicado por:
30 set

04.3

Fui informado sobre a minha demissão pelos meus colegas de trabalho e pelo RH. O gestor sequer me chamou para explicar os motivos do desligamento. Como lidar com esta situação?

A hora de demitir um profissional, principalmente quando não existe justa causa, é um momento delicado. E, por isso mesmo, a demissão deve ser tratada diretamente pelo gestor, e não por terceiros. O departamento de Recursos Humanos apenas auxilia no processo burocrático.

Quando o profissional se deparar com a situação de desligamento sem aviso por parte do gestor, é importante tomar a iniciativa de chamar o superior para uma conversa particular e questionar os motivos da demissão. Esta avaliação é importante para que sejam analisados os pontos em que acertou e identificar as falhas que podem ser corrigidas.

Também não se deve demitir um empregado, sem conversar com o gestor imediato dele. Caso um Diretor ou Gerente Geral, por exemplo, entenda que é necessário demitir alguém que não é da sua equipe direta, esse alinhamento deve ser feito com o gestor dessa pessoa. Se algum integrante de sua equipe for desligado sem que esta decisão e suas causas tenham sido informadas antes, isto pode acabar prejudicando o poder do gestor, desautorizando-o perante o grupo. Além de ser, no mínimo, uma atitude indelicada e demonstrar pouco cuidado com a equipe!