Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Minha empresa contrata serviços não convencionais e prefiro não participar. O que faço?

Publicado por:
23 set

7.2 estagio 1

A empresa em que você trabalha promove atividades fora do contexto profissional e você não se identifica com elas. Como declinar desses compromissos sem parecer indelicado?

Numa época em que as empresas buscam o bem-estar dos seus colaboradores, é possível encontrar ambientes que promovem atividades de integração entre as equipes por meio de dinâmicas de grupo ou atividades físicas. Há ainda aquelas que, para traçar melhor os perfis de seus profissionais, contratam serviços não convencionais, como construção de mapa astral e técnicas de grupo que expõem questões pessoais.

Atividades como estas, muitas vezes, extrapolam o limite entre o que é próprio do ambiente de trabalho e do que é pessoal, constrangendo os profissionais a participarem de atividades das quais não se sentem à vontade ou que ferem suas crenças.

Por isso, o profissional deve externar sua insatisfação em participar dessas atividades, conversando com o gestor e expondo seus motivos para não tomar parte nelas. De qualquer forma, mostre que está disposto a interagir. Pergunte qual o objetivo que a empresa quer alcançar com essas atividades e de que forma pode se adequar a ele sem ter que, necessariamente, participar. É importante mostrar que compreende as razões do gestor, mas que há limites entre a intenção e o resultados.