Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

As dúvidas na escolha da profissão

Publicado por:
08 jul

02.41

O momento de escolha da profissão costuma trazer dúvidas aos estudantes e, algumas vezes, pode provocar uma sensação de angústia pela indecisão. Mas, permitir-se duvidar é importante para poder questionar. Aquele que tem perguntas pode refletir sobre os prós e os contras de cada profissão.

Durante este processo, é importante ter o cuidado de não “atirar em todas as direções”. Definir algumas opções profissionais e analisar alguns aspectos é fundamental. Pergunte-se: o que gosto nessa profissão? O que não gosto? Conheço as rotinas dos profissionais que escolhem esses cursos? Estou escolhendo este caminho por interesse ou porque vai satisfazer meus pais? Ou apenas porque todos dizem que dá dinheiro?

Antes de definir qual caminho seguir, é recomendável conversar com orientadores, com os pais e com profissionais de referência no mercado. Pesquisar e amadurecer a escolha é fundamental. É importante ainda lembrar que não precisamos restringir nossos caminhos.

É possível, sim, gostar de trabalhar em um escritório e, por exemplo, gostar de atividades ao ar livre. O que é importante é distinguir se suas preferências estão associadas à realização profissional, permitindo expressar sua capacidade produtiva ou apenas a um hobbie ou interesse imediato.

Por fim, é importante lembrar que não há escolha sem perdas. Mas se ela for bem trabalhada também pode trazer muitos ganhos.