Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Ferramentas analógicas ainda são fundamentais

Publicado por:
17 jun

03.13

Muito tem se falado sobre o uso de ferramentas tecnológicas como facilitadores do dia a dia profissional. De fato, elas ajudam a conseguirmos lidar com as dificuldades de trânsito, de agenda ou até mesmo para resolver pendências da empresa à distância. Recursos como uma vídeo conferência ou aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, que facilitam a comunicação diária, podem ser de grande valia.

Entretanto, nada substitui as ferramentas analógicas, termo usado pela psicanalista Viviane Castelo Branco para definir as conversas olho no olho. Atualmente, os jovens profissionais, fascinados pela facilidade das tecnologias, estão esquecendo que se relacionar pessoalmente com os colegas de trabalho é tão fundamental para a formação de relacionamento quanto para sua inserção no ambiente profissional. Além disso, a conversa pessoal evita mal-entendidos e distorções na mensagem passada.

Quem, por exemplo, nunca mudou para melhor a relação com um colega com quem falava apenas por meios virtuais após conhecê-lo pessoalmente? Por isso, é importante valorizar as conversas diretas, estreitar relacionamentos e descobrir que o contato pessoal pode ser muito enriquecedor. Afinal, vínculos são construídos no relacionamento cara a cara.