Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Conhecimento não é tudo

Publicado por:
22 maio

10.0lideranca

Ter um bom gestor é, hoje, fator decisivo na competitividade das organizações. Mas, quais são as características que formam um verdadeiro líder? Apesar da bagagem de conhecimento técnico ser importante em alguns segmentos na hora de gerenciar uma equipe, o sucesso da liderança está ligado a outros fatores.

Um estudo da Universidade de Harvard e do MIT com executivos americanos mostrou que os líderes estão mais preocupados em desenvolver outras habilidades, e que o foco no conhecimento técnico é uma pequena parte desse processo. Muito embora valorizem a educação formal e o conhecimento, entendem que saber empreender é fundamental para a liderança.

Saber manter um bom relacionamento interpessoal deve ser uma das principais características de um bom gestor, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e saber delegar funções. O líder deve ter também iniciativa, pró-atividade e estar sempre atento às inovações e mudanças do mundo, e de que forma elas podem influenciar nas atividades da empresa.

Utilizar da educação, respeito, ética, empatia e transparência deve ser inerente a qualquer profissional, mas é ainda mais importante para a figura de um líder, que precisa estar sempre estimulando o crescimento de seus liderados para, assim, desenvolver uma equipe de alta performance.