Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Política faz parte da vida

Publicado por:
15 maio

03.121

No dicionario Aurelio, além de outro significados, palavra política denomia a maneira de os conduzir ou maneira hábil de agir. Nos regimes democráticos, a ciência política é definida como a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. Mas, na vida geral, o termo tem um significado bem mais amplo. Agimos politicamente todos os dias durante nossa interação com os colegas de trabalho, tomando partido nas situações diárias, escolhendo lados e defendendo opiniões.

É importante não confundir a política partidária com o posicionamento politico do dia a dia. Muitos jovens deixam de acreditar na política devido aos vários exemplos negativos que são exibidos constantemente nos noticiários. E esquecem que a participação como cidadãos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa para se viver.

Como profissionais e como cidadãos, não podemos ficar alienados ao que é discutido tanto na espera local e regional, assim como as questões nacional e internacionais e seus impactos na nossa realidade. Conhecer o contexto sócio econômico é mais que um diferencial; é imperativo de competitividade e sobreviência.

Um comportamento político diz respeito ao envolvimento com questões relevantes do cotidiano, seguindo diretrizes, princípios e valores, e também, refer-se à capacidade de articulação. Também dentro do ambiente de trabalho, o talento político envolvendo a capacidade de relacionar-se e de boa circulação é fundamental. Engajar-se em questões e projetos que não são restritos apenas a sua área direta de atuação também é outro fator importante. Nos dias de hoje, não dá mais para se isolar e esquecer do que está a sua volta.