Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Planejamento: Siga as Etapas, Mantenha o Foco

Publicado por:
14 jan

02.1

Na última coluna, falamos sobre o planejamento como uma ferramenta para pensar o futuro profissional. Embora seja um desafio para quem está apenas começando ou não tem o hábito, na verdade planejar ainda é a parte mais fácil: o que mais exige do profissional é a execução.

Uma vez mapeadas as competências necessárias para a área de atuação, ou seja, aquilo que se precisa desenvolver ou em que investir, é necessário definir prioridades. O ideal é começar com poucas prioridades, estabelecendo cerca de três objetivos para o ano que se inicia (se inserir no mercado de trabalho, desenvolver algum conhecimento específico, adquirir experiência prática etc.).

Definido o que é essencial, é preciso pensar na parte prática do que foi traçado no planejamento e começar a executá-la — por exemplo, juntar dinheiro para determinado curso, entrar em contato com instituições que encaminham para estágio ou pesquisar livros para se aperfeiçoar numa área. Às vezes não é possível começar de imediato, mas não se pode ficar parado por conta disso. Pode-se ganhar tempo estudando ou buscando suprir carências. Também é bom estar sempre informado e antenado no que está acontecendo no mundo e no mercado.

Vale reforçar que, durante a execução, deve-se respeitar suas limitações e ter muita disciplina, do contrário existe o risco de cair na frustração e acabar abandonando o planejamento. Por isso, seguir as etapas e manter o foco é fundamental.