Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Futuro é Questão de Planejamento

Publicado por:
31 dez

imagem12

Muita gente acha que, uma vez escolhida a profissão, o futuro está garantido. Profissionais experientes sabem que isso não é verdade, mas muitas vezes não está claro para quem está começando que o curso é apenas a primeira grande escolha.

Uma forma de se ter boas chances de sucesso na vida profissional é construir uma estratégia de carreira, e o primeiro passo para isso é saber o que você quer ser. Quando se tem o conhecimento das possíveis áreas de atuação, essa escolha é facilitada. Depois, é preciso de fato refletir sobre a carreira a médio e longo prazos. Algo que pode ajudar a dar o pontapé inicial nesse planejamento é pensar onde você deseja estar em um futuro próximo a cinco anos, mas com uma visão realista.

Uma vez projetado esse futuro, é importante avaliar se você já tem as competências necessárias para se destacar na área escolhida e o que você precisa fazer a cada ano para atingir seus objetivos em termos de desenvolvimento profissional, seja através da realização de cursos, seja através da participação em grupos de trabalho, monitorias ou mesmo realizando outros investimentos, como um intercâmbio. Também é interessante pensar em fatores como o aperfeiçoamento prático (em estágios, por exemplo) ou aumento da rede de relacionamento, fator que nem sempre é pensado pelo jovem profissional.

Por fim, é importante ter disciplina para executar e acompanhar o que foi planejado, além de estar atento às oportunidades. Um bom planejamento de carreira deve ser tão exato quanto possível, mas tão flexível quanto necessário.