Alt + Shift + C ir para o conteúdo Alt + Shift + M ir para o menu Alt + Shift + B ir para a busca Alt + Shift + F ir para o rodapé

Gestores mais Acessíveis

Publicado por:
31 out

03.131

Um dos fatores apontados como tendência pela última edição da pesquisa As 130 Melhores Empresas para Trabalhar, realizada pela revista Época, é a acessibilidade dos gestores às equipes.

Ocorre que as empresas, além de sua própria identidade (estilo e cultura), refletem o seu contexto socioeconômico. Com a mudança dos paradigmas de gestão e relacionamento interpessoal, o modelo do tipo “manda quem pode, obedece quem tem juízo” tem tido cada vez menos espaço, e muitos gestores estão hoje mais abertos a sugestões e a discutir soluções conjuntamente. Além disso, as experiências comprovam que gestões participativas podem produzir melhores soluções e maior comprometimento com a consecução dos resultados.

De fato, a maioria das empresas premiadas na pesquisa possui políticas para estimular o diálogo, como a criação de canais para sugestões e a promoção de ações que valorizam um lado mais descontraído das relações pessoais, como cafés da manhã com o presidente e almoços periódicos com o chefe. Além disso, a instituição de ouvidorias e modelos de gestão participativa — com uso de reuniões como ferramenta — foi apontada como prática cada vez mais comum e produtiva.

Hoje, há poucas dúvidas de que incentivar a comunicação aberta e eficaz é fundamental para alcançar bons resultados e tem sido um diferencial nas empresas para atrair profissionais, especialmente os mais jovens. Portanto, busque desenvolver a capacidade de fazer análises das situações e a habilidade em colocar posicionamentos com clareza e foco nos resultados!